A comunicação empresarial é realizada em uma variedade de mídias, desde apresentações até e-mails e mensagens. O modo de comunicação deve ser apropriado ao meio. A comunicação é um processo bidirecional. A escuta ativa e empática é tão importante para a comunicação quanto falar ou transmitir uma mensagem. Dessa forma, entender os pontos de vista de outras pessoas é fundamental para melhorar a qualidade dos relacionamentos.
Comunique de forma clara e concisa de uma maneira que seja adequada ao seu público. Sua mensagem deve fluir e o tom geral deve ser consistente e relevante para o tópico. Certifique-se de que sua mensagem transmite uma imagem concreta do que você está tentando transmitir e de que ela não contém nada que possa confundir um ouvinte. Sua mensagem deve ser abrangente e completa, informando totalmente seu público e permitindo que ele, quando aplicável, tome medidas relevantes.
O tom e a linguagem corporal também são importantes para uma comunicação eficaz. Esteja ciente da sua postura e da inflexão da voz. Esteja atento ao modo como você faz perguntas, garantindo que elas sejam entregues de maneira positiva, o que gera confiança e estimula a discussão.
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