Saúde física, mental, financeira, espiritual e emocional são importantes para o envolvimento, retenção e desempenho dos funcionários. Também podem levar à coesão e produtividade no geral. Inúmeros estudos mostram uma correlação direta entre o bem-estar dos funcionários e ausência mais reduzida.
Hoje em dia, as estratégias de bem-estar empresarial não se focam apenas em ‘’saúde e segurança’’, também abrangem programas que abordam a conectividade social e a saúde emocional. E, um número crescente de empresas estão a expandir as suas estratégias no que toca ao bem-estar dos funcionários, ainda mais para incluir horas de trabalho flexíveis, trabalho à distância, e até, apoio aos cuidados infantis.
O bem-estar no local de trabalho começa ao desenvolver uma cultura de saúde com comunicação consistente e frequente que educa os funcionários com confiança e honestidade. Os líderes devem ser dedicados e agir como exemplos. O ambiente físico e as redes de suporte social devem ser concebidos para promover o bem-estar. Os programas de teambuilding são uma componente comprovada de uma estratégia de bem-estar empresarial eficaz.
Música para o Bem-estar
O envolvimento com música, quer seja a ouvir, a aprender ou a tocar na companhia de outras pessoas, leva a um bem-estar subjetivo mais elevado. A música desempenha um papel fundamental na regulação emocional e no desenvolvimento de sentimentos de unicidade num grupo. Energizadores como músicas curtas e expressivas e atividades de ritmo proporcionam uma mudança de ritmo total, revigorante e que aumentam a energia.
Nas atividades de música de teambuilding os participantes tocam instrumentos ou cantam juntos. Os programas de música variam desde peças orquestrais e música do mundo, até Haka, beatbox e daft punk. Comprovadas para melhorar a neuroplasticidade e a aprendizagem, estas atividades elevam o humor e unificam o grupo. Com apenas um bocadinho de assistência, técnicas inteligentes e através da colaboração como um grupo, a música pode ser tocada a um nível além das expectativas de todos os envolvidos.
Dar para o Bem-estar
Dar é tão poderoso para a pessoa que dá como para a pessoa que recebe. É um ditado comum, mas é apoiado por factos científicos. Quando ajudamos os outros, o nosso cérebro liberta oxitocina, serotonina e dopamina. Estas hormonas melhoradoras de humor contrariam o efeito da hormona do stress, o cortisol, levando a um resultado positivo na saúde mental e bem-estar da pessoa que dá. As atividades de colaboração de teambuilding são concebidas para desenvolver competências interpessoais que promovem a ajuda e o trabalho com os outros, desta forma têm o benefício adicional de melhorar o humor e reduzir o stress.
Dar como um grupo e não como um indivíduo leva aos melhores sentimentos de felicidade. A conexão social e a experiência comum partilhada ajudam a transformar o comportamento generoso em sentimentos positivos para quem dá. Além disso, dar como um grupo permite um maior impacto do que como um indivíduo e, por sua vez, uma maior sensação de realização.
As atividades CSR de teambuilding são concebidas não apenas para desenvolver as competências interpessoais essenciais, mas também dar para uma causa nobre. Exemplos: construir bicicletas, criar brinquedos ou angariar fundos através da participação em atividades de grupo acionadas com GPS divertidas e interessantes. Envolver os funcionários na seleção de uma caridade local ou na escolha de uma causa nobre através de uma organização de doações como a B1G1 incentiva o compromisso com o projeto e, por sua vez, com a atividade. Muitos dos indivíduos que participaram nestes programas juntaram-se a grupos de doações ou desenvolveram o hábito de dar, levando a benefícios de bem-estar positivos a longo termo.
Mindfulness para o Bem-estar
Mindfulness é um estado mental alcançado ao focar a consciência no momento presente enquanto reconhece e aceita os sentimentos, pensamentos e sensações corporais. A mindfulness foi provada para ajudar a aliviar o stress, baixar a pressão sanguínea, reduzir a dor crónica e melhorar o sono. As pessoas que praticam meditação mindfulness regularmente relatam que se sentem mais calmas, menos stressadas e capazes de cooperar melhor com situações desafiantes.
A maior parte das pessoas acha difícil concentrar-se sem se distrair. Assim como a musculação para o corpo, a mente pode ser fortalecida para uma maior duração da atenção através de exercícios mentais regulares. A prática de meditação mindfulness regular demonstrou aumentar o hipocampo, uma área do cérebro responsável pela memória e aprendizagem. A meditação melhora a atenção e a concentração também. Ter a confiança para assumir tarefas mais desafiantes e cumprir metas leva a uma maior autoestima e bem-estar.
Atividades guiadas de meditação mindfulness como um intervalo numa conferência ou workshop relaxa e reorienta a mente, aumentando a concentração e os resultados da aprendizagem. Tornar uma aplicação de meditação mindfulness disponível para os funcionários e dar-lhes a liberdade de a utilizar pode encorajar a sua prática regular e os benefícios da mesma.
Se a pesquisa estiver correta, as empresas que se focam no bem-estar dos seus funcionários, desenvolvendo uma cultura de bem-estar no local de trabalho e implementando estratégias ágeis que os funcionários tenham indicado que são benéficas para eles, irão colher recompensas de equipas mais saudáveis, felizes, harmoniosas e produtivas.