rewarding executive retreats

Como criar um retiro empresarial verdadeiramente recompensador

Publicado em 06/06/2017 por Stuart Harris

Demasiadas vezes, os planeadores e participantes dos retiros da empresa fora do ambiente normal de trabalho consideram estas actividades como sendo apenas mais uma reunião de equipa, com o bónus de um jantar decente ou de uma partida de golfe. No entanto, estes períodos são uma excelente oportunidade para construir uma cultura corporativa. Ao retirar aos colaboradores as suas pressões diárias, eles ficam aptos a considerar a organização de uma forma mais ampla - longe do ambiente de escritório familiar. Ainda assim, muitos desses retiros corporativos fracassam ou não produzem um efeito duradouro. Por quê? Porque eles exigem uma quantidade considerável de pensamento e planeamento para que sejam bem-sucedidos - tempo que muitas organizações não possuem. A estrutura de um retiro corporativo é tão importante como a sua logística, como o local, os objetivos e as deslocações, para garantir que os funcionários se envolvam com o evento e, mais importante, uns com os outros.

Porque é que o envolvimento dos funcionários é importante?

O programa e os objetivos são a sua forma de atrair a atenção dos seus funcionários e manter o seu envolvimento durante todo o retiro executivo. Ter um plano definido e metas para o dia é importante, pois leva a resultados. Pense sobre o que deseja alcançar, os comportamentos que deseja desenvolver ou a dinâmica que está a tentar alterar e certifique-se que estes objetivos estão estabelecidos com antecedência. A experiência mostrou-nos que, embora muitos optem por este cenário, ter um dia mais livre com tópicos amplos para discutir não leva, geralmente, a conversas produtivas. Uma agenda orientada é muito mais efetiva, complementada com objetivos e resultados claros de cada actividade. Todos os participantes deverão ser capazes de perceber facilmente como as suas discussões os ajudarão a mover toda a organização no sentido dos seus objetivos finais. Ao procurar aumentar o envolvimento dos funcionários num retiro corporativo, o apoio e a participação dos executivos principais podem ser de importância vital. Uma vez que os membros da equipa sénior são altamente influentes na empresa, eles podem ser usados ​​para motivar os outros a participar e a dar ao evento uma sensação de importância maior. Se os funcionários estiverem ativamente envolvidos, o que eles retiraram do evento é mais propenso a permanecer com eles quando estiverem de volta ao local de trabalho.

Como envolver os funcionários no evento?

Contratar instrutores convidados ou oradores motivacionais é uma ótima forma de suscitar discussões e definir o retiro da empresa para além das reuniões regulares. No entanto, a sua escolha deve recair na adequação à sua equipa e não nos nomes da moda. Discutir o objetivo geral do seu retiro com o orador também lhe permite adaptar a apresentação em consonância, para que possa exceder suas expectativas. Ter inclusões mais excitantes (ou não convencionais) é um motor importante para o sucesso de uma equipa num dia de empresa. actividades divertidas de teambuilding não devem ser negligenciadas, especialmente em eventos nos quais os participantes estarão sentados em reuniões longas. Energisers, sessões interativas de "breakout" ou outras novas adições ao programa podem ajudar a romper o dia e incentivar a motivação - estes podem variar desde icebreakers musicais, competições ou torneios completos. Em organizações maiores, estes são úteis para incentivar a interação entre os membros da equipa que, normalmente, não se comunicam. Trazer um facilitador externo para planear e executar o dia, como o Team Building Asia, pode ser bastante valioso para um dia da empresa. Eles são livres de avaliar e explorar o processo completamente sem quaisquer ideias predeterminadas sobre a dinâmica do grupo. Idealmente, ele será parte do processo de planeamento para que se possa familiarizar com o negócio e seus objetivos, garantindo o impacto total do dia. Para garantir que o trabalho árduo do evento não se desvanece, é importante criar um plano claro sobre as próximas etapas e as oportunidades de feedback após o dia. Consolide todas as notas e ações num documento para circular por todos os participantes. Certifique-se também que avalia o retiro da empresa, analisando o sucesso e as falhas, juntamente com as potenciais melhorias do próximo.

Benefícios chave

Aplicar o tempo e o esforço para planear um interessante evento de empresa, e envolver todos os funcionários pode realmente fazer uma grande diferença no resultado do dia. Um retiro bem-sucedido pode ter um impacto muito maior na organização criando, de forma sustentada, novas formas de comunicação e alterações na dinâmica de equipa.

Stuart Harris é o co-fundador e managing director da Catalyst Hong Kong & China, Team Building Asia 

Stuart Harris

Co-fundador e Diretor Administrativo da Team Building

A larga variedade de conexões e contatos de Stuart nos negócios de hospitalidade e entretenimento permitiu que a Team Building Asia integrasse atividades inovadoras nos elementos mais tradicionais dos exercícios em equipe, levando a empresa a um status pioneiro na região.

Todos os artigos

Leitura recomendada