15 team building activities to engage

15 Actividades para engajar, desenvolver habilidades e ajudar as equipas a se relacionarem

Publicado em 29/01/2019 por Esther Daniel

Muitos funcionários vêem a expressão "teambuilding" com ceticismo ou desconfiança. No entanto, a verdade é que um programa bem projetado tem a capacidade de envolver e aprimorar sua equipe. Os benefícios podem variar desde uma habilidade específica que você gostaria de desenvolver, a simples vínculo e união de equipe; Tudo depende de qual atividade de teambuilding você escolherá.

Aqui na Catalyst Team Building, passamos muitos anos pesquisando o que torna uma atividade de teambuilding eficaz, projetando mais de 130 de nossos próprios programas no processo. Usando esse conhecimento, formulamos uma lista de 15 atividades de teambuilding que envolverão sua equipe e auxiliará a desenvolver suas habilidades através da diversão.

Dentro da nossa lista, estão programas organizados e atividades menores, que você pode implementar em seu próprio escritório. Portanto, não importa o que você esteja procurando, você irá encontrar uma atividade de teambuilding que funcione para você.

Bingo de Caça ao Tesouro

Esta é uma abordagem clássica para o exercício de teambuilding e oferece muita liberdade para criar um foco. O conceito geral é criar uma lista de bingo cheia de tarefas diferentes, depois dividir os participantes em equipes e pedir que completem a lista de bingo. Para uma opção mais rápida, você só pode pedir que as equipes concluam uma linha das tarefas, em vez de toda a grade.

O bingo da caça ao tesouro é focado principalmente no engajamento e na união da equipe. No entanto, sua capacidade de aprendizado é enorme porque você pode fazer as tarefas do bingo como quiser. Se você deseja desenvolver a capacidade da sua equipe de interagir com o público, crie tarefas centradas em falar com estranhos. Alternativamente, se você quiser praticar a cooperação da equipe e a resolução de problemas, faça uma das tarefas para resolver um quebra-cabeça em conjunto. O céu é o limite com essa atividade de teambuilding.

Beat the Box

Beat the Box

Beat the Box é uma atividade de teambuilding inovadora que combina pensamento estratégico e gerenciamento de tempo com colaboração em equipe e solução de problemas. Não apenas testa a união de uma equipe, mas também seu conhecimento das habilidades de cada um.

Os participantes recebem uma caixa cheia com quatro casos. Cada caso está repleto de quebra-cabeças e mistérios que devem ser resolvidos para quebrar a combinação para o próximo caso, tudo dentro de um prazo estrito. Essa atividade pode ser competitiva ou colaborativa, dependendo de como você quer que a equipe se desenvolva, e é projetada para desafiar holisticamente os participantes, aproveitando várias habilidades diferentes de uma só vez e ensinando lições valiosas.

Assista o video de Beat the Box e saiba mais.

A Knot of Hands

Esta atividade é muito curta e perfeita se você quiser unir sua equipe e ajudá-la a relaxar. A configuração é muito simples - peça aos participantes que fiquem em um pequeno círculo de frente um para o outro e, em seguida, peça a cada participante que alcance e segure a mão de alguém no lado oposto do círculo. Após isso ter sido feito uma vez, peça aos participantes que façam o mesmo com a outra mão, desta vez segurando a mão de uma pessoa diferente no lado oposto do círculo. Agora desafie a equipe a se desvencilhar sem soltar as mãos uma da outra.

Este é um desafio surpreendentemente difícil que exige organização de equipe, comunicação excepcional e boa liderança, ao mesmo tempo em que força todos os participantes a se envolverem. Perfeito para construir a união da equipe, incentivar a liderança e dar aos funcionários algo para falar nos próximos dias.

Bridging the Divide - Teams Collaborate

Bridging the Divide

Uma visão mais ampla do clássico exercício de teambuilding, Bridging the Divide leva a construção de pontes ao próximo nível. Os participantes são divididos em equipes e encarregados de criar uma seção de uma ponte com base nas especificações específicas do cliente, com recursos limitados e prazos rigorosos. Cada equipe assume o papel de cliente e fornecedor, adicionando uma camada extra de profundidade à tarefa, à medida que todos os participantes experimentam os dois lados da transação.

Após o limite de tempo, cada equipe se reúne para combinar suas seções em uma ponte completa, que é então testada usando um carro de controle remoto. O sucesso é compartilhado pela empresa, enquanto o processo de construção exige comunicação eficaz, trabalho em equipe e planejamento organizado.

Assista o vídeo de Bridging the Divide e saiba mais.

Global Innovation Game - Teams learn effective communication and innvoation

Global Innovation Game

Baseada no icônico programa de televisão e às vezes chamado de “Shark Tank”, em referência à contraparte americana, Dragon's Den. O Global Innovation Game é uma atividade de teambuilding que desafia os participantes a criar novos produtos e ideias inovadores e a divulgá-los.

O potencial dessa atividade é incrível, dependendo do tempo e dos recursos disponíveis. Os participantes podem ser solicitados a projetar recursos para acompanhar seu discurso, enfatizando o uso da criatividade e dos recursos da equipe. Alternativamente, os grupos podem ser encarregados de criar um produto que possa desenvolver o negócio como um todo, permitindo que você use a atividade de teambuilding como uma sessão de brainstorming divertida. Em todas as iterações, essa atividade exige habilidades excepcionais de apresentação e comunicação, combinadas com ótimo planejamento, organização e pensamento inovador.

É simples, versátil, eficaz e divertida - tudo o que você precisa. Confira Global Innovation Game.

Chain Reaction Table Top - teams learn to collaborate and discuss ideas and innovate

Chain Reaction Table Top

O Chain Reaction Table Top combina a bela satisfação de criar sistemas complexos com uma abordagem metódica para projetar, testar e desenvolver técnicas. Os participantes são encarregados de usar cartões de ideias fornecidos para criar uma elaborada máquina de reação em cadeia que, em última instância, atinge um objetivo simples.

Para ter sucesso, as equipes devem ser pacientes e metódicas em seus testes dos diferentes sistemas, utilizando as habilidades de cada um para efetivamente construir a engenhoca a partir das ideias em seus cartões de ideias. Esta atividade de teambuilding exige atenção aos detalhes, gerenciamento de projetos e precisão, enquanto unifica a equipe sob um objetivo comum.

Assista o vídeo de Chain Reaction Table Top e saiba mais.

Negative to Positive

Esta atividade requer muito pouco equipamento e leva uma abordagem muito mais reflexiva para o desenvolvimento. Negative to Positive é sobre perceber as coisas boas e as lições que surgem em situações que, de outra forma, veríamos negativamente. Para executar a atividade, os participantes devem estar emparelhados com outro membro da equipe com quem compartilharam uma experiência relacionada ao trabalho - como um projeto, tarefa ou atividade anterior. Então, um participante deve mencionar um aspecto negativo de sua experiência compartilhada e seu parceiro deve destacar os pontos positivos. Depois, o par deve trocar de papéis.

Essa tarefa é mais bem usada com uma equipe grande que compartilhou muitas experiências diferentes, pois ajuda os membros da equipe a se conhecerem melhor, incentivando o pensamento positivo diante da adversidade. Para um crescimento extra, os parceiros mudam após cada experiência compartilhada.

Escape the Maze Team Building - Teams learn problem solving together in a fun way

Escape the Maze

Escape the Maze reúne o rastreamento GPS com quebra-cabeças e resolução de problemas para criar um desafio muito interativo e envolvente, onde os participantes navegam fisicamente em um labirinto virtual, resolvendo pistas ao longo do caminho.

Esta atividade é brilhante para incentivar o envolvimento de todos os membros da equipe. Requer excelente comunicação, habilidades de liderança e cooperação, desenvolvendo essas habilidades por meio de uma competição saudável. Ao longo da atividade, os participantes devem utilizar vários conjuntos de habilidades para resolver problemas, localizar fatos e pistas importantes e combinar seu conhecimento aprendido para ter sucesso na meta maior - todas as habilidades que são inestimáveis no local de trabalho.

Assista o vídeo de Escape the Maze e saiba mais.

Curious Combinations

O principal objetivo dessa atividade de teambuilding é a união da equipe. Curious Combinations envolve escrever cada item de um par em uma folha separada de papel - por exemplo, "sal" e "pimenta". Cada participante, em seguida, tem uma folha de papel presa às costas e cada um deve descobrir o que é perguntando a outros participantes "sim" ou "não". Uma vez que eles tenham averiguado o que são, eles devem procurar por seu par.

O verdadeiro valor vem depois que os participantes localizaram seu par quando precisam discutir como se complementam e que similaridades eles compartilham. Essa atividade de teambuilding enfatiza como até mesmo pessoas com personalidades muito diferentes são semelhantes de uma forma ou de outra. Também é muito fácil e rápido de configurar, tornando-se uma das opções mais versáteis nesta lista.

orchestrate!  Individuals learn together the seemingly impossible is possible

Orchestrate!

Orquestrar! joga com a tendência inata da humanidade de nos limitarmos com base no que acreditamos que podemos fazer. Em Orchestrate!, os participantes devem cooperar para aprender um instrumento por um período de 90-120 minutos, após o qual toda a equipe se reunirá para tocar uma sinfonia como uma orquestra.

Para ajudar sua equipe a atingir esse nível, uma equipe especializada de músicos é contratada para ensinar o básico e ajudar sua equipe a praticar. O poder dessa atividade de teambuilding é o fato de que a tarefa parece impossível no início, tornando o resultado ainda mais impressionante quando sua equipe é bem-sucedida. Esta é uma atividade brilhante para aumentar o moral da equipe através da colaboração e garantir que todos participem e se envolvam.

Assista o vídeo de Orchestrate! e saiba mais.

Wordsmiths

Wordsmiths é simples e eficaz. Desafia a sua equipe com a criação de uma palavra específica usando apenas seus corpos. Essa atividade de teambuilding é fácil de escalar, dependendo do tamanho da equipe, pois, para grupos maiores, você pode tentar criar uma frase inteira em vez de uma palavra específica. A única exigência para que isso seja bem sucedido é muito espaço livre e câmera para tirar uma foto no final!

Essa tarefa exige trabalho em equipe, liderança e planejamento para obter sucesso, o que a posiciona como uma excelente atividade inicial para qualquer sessão de brainstorming ou reunião.

Flat out F1 - Teams learn the joy of competing together as a team

Flat Out Formula One

Flat Out Formula One requer uma excelente organização e planejamento para ter sucesso, já que cada equipe é solicitada a construir um carro de Fórmula 1 a partir de um conjunto de folhas de papelão. Isso significa medição detalhada e liderança de equipe focada. Para desenvolver ainda mais a equipe, após a construção de cada carro da Fórmula 1, ela deve ser decorada e marcada com a identidade da equipe. Finalmente, os carros de Fórmula 1 disputam uma corrida e os vencedores recebem um prêmio.

A cada passo do caminho, essa tarefa exige cooperação efetiva e planejamento detalhado, já que um corte errado pode causar problemas reais para a estrutura do carro. Se você procura uma atividade de criação de equipe envolvente e desafiadora, essa é a opção certa para você.

Assista o vídeo on Flat Out Formula One e saiba mais.

Personal Logo

Outra atividade de teambuilding curta e extremamente acessível é o desafio do logotipo pessoal. Os participantes são solicitados a esvaziar seus bolsos de troca e bugigangas e, então, utilizando todos os itens que possuem, eles devem criar um logotipo pessoal. O valor dessa atividade não está na criatividade, mas na autoconsciência e descoberta.

Depois que todos os participantes tiverem criado seu logotipo pessoal, eles deverão apresentá-lo ao grupo, explicando cada parte dele, por que o escolheram e como ele os representa. Distribua prêmios pelos melhores e mais criativos logotipos que representam seus proprietários com mais precisão. Com isso, a equipe pode se conhecer muito melhor, sem precisar investir em inúmeros recursos ou muito tempo.

VR team building - The Infinite Loop - Process improvement together

The Infinite Loop

Utilizando headsets de realidade virtual de alta tecnologia e quebra-cabeças, o The Infinite Loop é um desafio de comunicação, gerenciamento de tempo e solução de problemas que exige que as equipes trabalhem através de um conjunto de quebra-cabeças para libertar um prisioneiro. Com apenas um membro autorizado a usar o headset de cada vez, a chave para o sucesso nessa atividade é o compartilhamento conciso e preciso de informações, bem como uma ótima tomada de decisão sobre o que fazer a seguir.

Com uma curva de aprendizado acentuada e um foco na descoberta por meio de erros, o The Infinite Loop não é um programa fácil, mas é extremamente recompensador e exige o melhor dos participantes. Criando problemas complexos que podem ser facilmente aplicados ao mundo dos negócios, este é um programa de teambuilding inestimável e totalmente envolvente.

Assista o vídeo de The Infinite Loop e saiba mais.

The Classic Egg Drop

Finalmente, temos o desafio Egg Drop. Ao utilizar simples itens de escritório e papel de carta, os participantes são cobrados com a criação de uma gaiola para o ovo cru que irá protegê-lo quando caiu de uma altura fixa de um metro.

Esta é uma atividade de teambuilding infame que requer planejamento, organização e uso efetivo de recursos limitados para atingir uma meta maior. É simples, é econômico e está comprovado para desenvolver habilidades de equipe. Às vezes os clássicos não são tão ruins assim.

Espero que este post tenha lhe dado algumas novas idéias para a próxima atividade ou programa de teambuilding. Aqui na Catalyst Team Building do Reino Unido, passamos décadas aprimorando nossos desafios para criar programas novos e envolventes que desenvolvem equipes por meio de diversão.

Descrobe mais sobre as nossa actividades ou contacte nos.

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada