Pensamento Criativo

Percebendo as novas formas de comunicação para alterar o relacionamento com o mundo.

creative thinking

A Criactividade é definida como a criação de algo novo. O pensamento criativo, por outro lado, é um processo cognitivo ou a criação de ideias que transformam nosso relacionamento com o mundo. O pensamento criativo ou a ideação muitas vezes não são inteiramente sustentados pelo novo, mais provavelmente estão realizando novas conexões entre os conceitos existentes. Isso coloca o pensamento criativo nas mentes de muitos. Podemos nem todos ser capazes de chegar à próxima melhor coisa, mas em um nível básico permitiu a liberdade, podemos observar as tarefas que realizamos diariamente e pensar em maneiras de fazê-las melhor.

Em um ambiente de negócios estruturado que é focado em tarefas, o risco, a impulsividade e a independência são temidos e muitas vezes evitados, inibindo o pensamento criativo. Fomentar um ambiente que possibilite e recompense a espontaneidade e a improvisação é imperativo para o pensamento criativo. Além disso, processos que permitem a avaliação, a inovação e a realização do pensamento criativo na prática são importantes para promover um ambiente criativo sustentado em que ideias efetivas sejam propagadas.

Por outro lado, para evitar o caos, o pensamento criativo deve ser equilibrado com a preservação do processo e estrutura existentes. Para ser eficaz, portanto, deve ser fundamentado em uma visão compartilhada.

Exercícios de teambuilding que exigem pensamento crítico e solução de problemas em um ambiente que transcende os limites tradicionais do local de trabalho são comprovadamente benéficos na promoção do pensamento criativo. Para que uma equipa atinja com sucesso uma meta, como construir um carro de corrida de F1 a partir de papelão dentro de uma estrutura de diretrizes, as equipas recebem espaço e liberdade para apresentar novas ideias e soluções para perguntas e desafios para alcançar seu objetivo da melhor forma possível.

Veja as nossas sugestões de atividades.
Precisa de ajuda para decidir? Procura algo diferente?

Contacte-nos

Related Case Studies