Que competências são necessárias para ser um grande líder

Publicado em 03/02/2020 por Esther Daniel

Liderança é o ato de orientar um grupo de pessoas ou uma organização. É motivar e equipar as pessoas para atingir todo o seu potencial no alcance de um objetivo abrangente.

"Bons líderes de negócios criam uma visão, articulam a visão, são apaixonados por ela e conduzem-na incansavelmente até estar completa." - Jack Welch

Os líderes vêem "o panorama geral". A visão auxilia um líder a focar e manter a atenção no que é crítico e essencial para alcançar os resultados finais.

Os líderes são criativos e inovadores nos seus pensamentos, vendo todos os lados e sendo capazes de apresentar ideias únicas. Fazem isso tirando um tempo para pensar profundamente. Evitar preconceitos e abordar um problema com curiosidade. Demoram tempo para desenvolver uma estratégia para identificar e quebrar silos estruturais. Não são, no entanto, rígidos nos seus pensamentos e permanecem ágeis e abertos a mudanças se as condições se alterarem. Valorizam a opinião dos principais interessados e ouvem os seus conselhos. Em última análise, no entanto, fazem escolhas objetivas e imparciais.

Depois de concluírem uma estratégia e um caminho para realizar a sua visão, um líder carrega-a com confiança. Os líderes têm a coragem de aguardar e agir de acordo com as suas decisões. Comunicam a visão com clareza, estabelecendo a sua lógica e alimentando um senso de propósito partilhado. Estabelecem metas e garantem que as equipas sejam claras sobre as suas prioridades. Quando os membros do grupo compreendem o seu líder, as suas decisões e afirmações, são motivados a defendê-lo.

clear communication

"A qualidade de um líder reflete-se nos padrões que estabelecem para eles próprios." - Ray Kroc

Os grandes líderes conhecem-se a si próprios. Tiram tempo para se conectarem com quem são e no que acreditam. São apaixonados e motivados. Em tempos de crise, os líderes exigem um alto nível de inteligência emocional e devem agir no momento com base no instinto. A sua consciência social e comunicação clara equipam grandes líderes para gerir e resolver conflitos. Por fim, a sua resiliência e atitude positiva tornam-se um exemplo para a sua equipa.

"A qualidade suprema da liderança é a integridade." - Dwight D. Eisenhower

Para inspirar e influenciar outras pessoas a fazerem o melhor possível, os líderes devem ter integridade inquestionável. Um líder deve ser honesto, visto aderir aos seus valores fundamentais. Os líderes lideram pelo exemplo e são responsáveis pelas suas ações.

Grandes líderes entendem o valor de conhecer a sua equipa. Desenvolvem o conhecimento de cada pessoa no seu grupo, entendendo os seus pontos fortes e fracos. Ouvem e desenvolvem competências para comunicar eficazmente com cada indivíduo, orientando-os a alcançar o seu melhor. A sua atenção ao presente permite que ajam com compaixão, bondade e empatia.

Os líderes criam um ambiente de confiança onde as pessoas sabem o que é esperado delas, podem aproveitar os seus pontos fortes e são reconhecidas pelos seus esforços. Através do desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, podem incentivar a tomada inteligente de riscos.

leading the way

Atividades de Teambuilding para competências de liderança

Grandes líderes criam oportunidades para conhecer a sua equipa fora de um ambiente de trabalho típico. Da mesma forma, os líderes de equipas remotas, sempre que possível, criam oportunidades para ficar cara-a-cara com as suas equipas.

As atividades de teambuilding são a maneira ideal para um líder conhecer a sua equipa. Tente, o Quickfire, que permite que cada membro da equipa jogue com as suas forças. Como alternativa, jogos divertidos e envolventes para a solução de problemas, como o Beat the Box ou o jogo de realidade virtual, The Infinite Loop trazem a dinâmica da equipa à tona, permitindo que as equipas normalizem, invadam e, finalmente, se apresentem!

Para aqueles que procuram desenvolver competências de liderança no seu pessoal, a metodologia de gamificação é comprovada para permitir que os participantes experimentem a aprendizagem em menos tempo e com resultados duradouros. Uma dessas atividades de teambuilding de liderança é o Peak Performance, no qual os participantes devem aprender a trabalhar como uma equipa coesa para orientar uma expedição ao cume do Monte Everest.

Explore aqui as nossas atividades de teambuilding or entre em contacto com a nossa simpática equipa, que terá todo o gosto em o ajudar a organizar o evento perfeito para os seus colaboradores.

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada