cross departmental cooperation

Como o teambuilding promove a colaboração entre departamentos

Publicado em 06/05/2019 por René Wittek

As empresas foram divididas em unidades organizacionais desde a industrialização. Isto faz sentido, pois ao fazê-lo é possível combinar tarefas e atividades relacionadas e reunir recursos.

No entanto, vem com desafios. Para otimizar eficiências, as empresas precisam de garantir que os departamentos trabalhem e funcionem juntos. As dificuldades estruturais associadas devem ser repetidamente trabalhadas e resolvidas pelas organizações. Claro, isto é conhecimento geral. A maioria das empresas usa organogramas para ilustrar como, na sua organização, os funcionários de uma unidade organizacional trabalham em conjunto com as outras unidades.

No entanto, não basta apenas criar as condições estruturais para que os departamentos e os seus funcionários possam interagir sem problemas uns com os outros. As circunstâncias devem ser criadas para que os funcionários DESEJEM fazê-lo.

cross functional cooperation

Departamentos - Um grupo social?

Da sociologia e da psicologia social, conhecemos vários fenómenos que dificultam a colaboração em grupo. Exemplos incluem Grupo Interno vs. Grupo Externo e Estereotipagem. Embora estes fenómenos não descrevam explicitamente a colaboração de unidades organizacionais, revelam que os indivíduos de um grupo geralmente têm reservas sobre os indivíduos de outros grupos.

Vários estudos e experiências mostram que o sentimento de pertencer a um grupo é particularmente acentuado quando os elementos individuais são muito semelhantes em termos sociais. As semelhanças sociais não se limitam apenas a elementos como o nível de educação e a classe salarial, mas também incluem género, cor da pele e hobbies. Parece plausível que departamentos com funções especializadas tenham tendência a ter níveis semelhantes de educação e níveis salariais. Com base nesta premissa, isto pode resultar em que esse departamento forme o seu próprio grupo social dentro da empresa.

Formação em grupo interno, estereótipos e grupo externo

Esta criação de um grupo interno em que uma pessoa se identifica psicologicamente como sendo membro resulta em favoritismo em relação ao grupo e na ausência de favoritismo semelhante em relação a um grupo externo. Esta preferência e afinidade por um membro do grupo interno em vez de um do grupo externo ou qualquer pessoa vista como sendo de fora do grupo, pode ser expressa no local de trabalho de várias maneiras.

Quantas vezes ouviu algo um tanto humorístico, apesar de em termos depreciativos subjacentes para as equipas da sua organização? “Os Nerds da EDP”. "Os Que Estão Lá em Cima". "Os caracóis da produção". Além disso, os grupos exteriores costumam ser rotulados como desculpa para não atingir metas ou objetivos. "NÓS podíamos trabalhar melhor, mas o departamento de contabilidade está-nos a atrasar ", "NÓS podíamos ter vendido a nova linha de produtos há muito tempo, se O departamento de marketing fosse melhor"). Este pensamento de "grupo externo" pode levar funcionários de departamentos distintos a não quererem trabalhar juntos.

Estas reservas são principalmente preconceitos, que se intensificam à medida que os grupos se isolam dos outros. Este ciclo pode tornar a colaboração interdepartamental em empresas ineficientes, apesar das condições estruturais estarem em vigor.

Para neutralizar este fenómeno, as empresas devem realizar regularmente sessões conjuntas de formação de equipa. Durante as quais, os indivíduos de diferentes departamentos devem ser atribuídos a equipas para realizar a atividade em conjunto. E a cooperação interdepartamental pode ser discutida.

cross departmental cooperation

Beat the Box Une Departamentos

Na atividade experimental de teambuilding, Beat the Box, o grupo é dividido em pequenas equipas, todas com a sua caixa fechada na mesa. Um trailer curto e emocionante apresenta a atividade aos participantes: Uma voz misteriosa desafia-os a parar uma contagem regressiva em 90 minutos. Todas as ferramentas que precisam estão na caixa trancada e nas malas trancadas lá dentro, então todas precisam de ser abertas utilizando quebra-cabeças. No início, os participantes acreditam que se trata de uma competição, pois os participantes são divididos em equipas, aparentemente todos os grupos têm os mesmos materiais e não há instruções para cooperar.

Inicialmente, todas as equipas tentam abrir a sua própria caixa ou as suas malas o mais rápido possível. À medida que o jogo avança, as equipas percebem que vão precisar dos resultados dos outros grupos para poderem parar a contagem. Os grupos (análogos aos departamentos) devem, portanto, partilhar os resultados (análogos aos resultados do trabalho) para poderem parar a contagem a tempo (análogo ao objetivo da empresa).

O teambuilding melhora a cooperação entre departamentos

Este teambuilding concentra-se, portanto, em dois aspetos diferentes para melhorar a colaboração interdepartamental: Por um lado, todo o grupo é dividido em pequenas equipas, para que os funcionários de diferentes departamentos trabalhem juntos. Esta cooperação ativa e o objetivo comum associado podem levar ao desmantelamento de preconceitos e, assim, ao relaxamento de pensamento e ação do grupo. Por outro lado, os participantes serão lembrados de forma lúdica que é imperativo que os departamentos das empresas não percam de vista a meta corporativa comum.




René Wittek

O criador do Beat the Box e Fundador da Spielgestalter

Rene é um psicólogo social que gosta de identificar os desafios que as empresas estão a enfrentar atualmente e procura formas inovadoras de lidar com eles.

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