23 de maio de 2016

A recente Cimeira RH organizada no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong foi um evento movimentado com os números de delegados a atingirem mais de 2500 todos os dias. A Inovação Revolucionária foi um tema poderoso. A estreia do lançamento da esperada aplicação para tablet, de treino de liderança e teambuilding, Peak Performance da Catalyst Global atraiu muita atenção.

Peak Performance

Peak Performance é um jogo competitivo no qual as equipas gerem recursos e monitorizam as condições à medida que instruem os seus guias até ao cimo do Monte Evereste e regresso ao acampamento base ao longo de uma expedição de 18 dias. Pense em filmes como o Evereste ou Sherpa. Cada equipa vê as suas escolhas e faz as suas seleções através do tablet de equipa. As condições de escalada, tais como, a altitude e as condições atmosféricas são projetadas num ecrã centralizado, juntamente com as posições em geral de todas as equipas no jogo para manter a competição intensificada ao longo do jogo. Todas estas sérias tomadas de decisão são intervaladas por atividades físicas ligeiras, tais como encher um saco-cama, entrando num arnês de escalada de olhos vendados e armar uma tenda!

A importância da aprendizagem empírica como uma ferramenta para provocar a mudança individual e da organização não deve ser subestimada. Num ambiente normal de trabalho os funcionários estão frequentemente ligados pelo medo do falhanço. A pesquisa demonstra que com a aprendizagem empírica fora do local de trabalho, os participantes experienciam a aprendizagem num período de tempo mais curto através da utilização de temas cativantes, componentes táteis, ligações divertidas e relevantes com o seu ambiente de negócio.

A seguir à experiência, os participantes utilizaram a observação refletiva para identificar o que ocorreu durante o exercício, quais as decisões que tomaram e quais as consequências dessas decisões. Quando comparado com as circunstâncias do mundo de negócios reais os participantes conseguiram efetuar alterações permanentes e eficazes no comportamento ao compreenderem na totalidade as implicações das suas escolhas e aceitando as responsabilidades pelas mesmas.

FreshBiz Game

A Inovação de Rutura também foi o foco no seminário FreshBiz no Teatro de Aprendizagem de RH com a assistência a encher 3 vezes mais os lugares disponibilizados! David Simpson da Team Building Ásia, guiou os participantes através do FreshBiz, um divertido jogo baseado num workshop projetado para reforçar o trabalho de equipa e a criatividade em menos de 90 minutos. Até hoje, o FreshBiz teve impacto sobre as vidas de mais de 35 000 pessoas em 20 países. E, não foi diferente na Cimeira RH. Os participantes atestaram as introspeções sobre o poder da colaboração, criatividade e pensamento proactivo independente que retiraram do jogo. O FreshBiz é uma criação de Ronen Gafni e Simcha Gluck e é disponibilizado globalmente através da rede Catalyst Global.

Go Team

Numa abordagem diferente da Inovação de Rutura, a Team Building Ásia projetou uma “Caça ao Tesouro” personalizada para encorajar um compromisso mais profundo com as cabines na Cimeira RH. Segurando um iPad instalado com a popular app Go Team os participantes foram sendo guiados rumo ao objetivo. À chegada da cabine, eles foram desafiados para interagir e responder a 3-4 questões personalizadas, especificas para a prestação de serviços dessa empresa. Todos concordaram que foi uma forma divertida e única de explorar a Cimeira RH em Hong Kong.